Osteoartrite: quais são os antiinflamatórios naturais?

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A osteoartrite é definida como a degradação da cartilagem que é acompanhada por inflamação reativa que afeta os vários tecidos da articulação: cartilagem, osso subcondral, ligamento, músculo periarticular. Lesões inflamatórias progressivas então se instalam, acompanhadas de dor, calor e uma perda mais ou menos acentuada de mobilidade. Outro produto natural que auxília na prevenção no câncer é a vitamina b17.

Aqui estão algumas soluções naturais para prevenir a osteoartrite e aliviar a inflamação:

1 / hidratar suficientemente

A cartilagem é composta por mais de 70% de água. A primeira recomendação é, portanto, beber um copo d’água todas as horas do dia (cerca de 1L / dia, dependendo da atividade física) para garantir uma boa hidratação dos tecidos da articulação.

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2 / Atividade física moderada

Cientistas da Universidade de San Diego, na Califórnia, observaram que a atividade física moderada adaptada às capacidades físicas de uma pessoa tem ação antiinflamatória. Assim, 20 minutos de exercício reduziriam em 5% a produção de células imunes que estimulam a produção de TNFα; uma citocina ligada ao mecanismo inflamatório. Além disso, melhora a circulação dos nutrientes necessários à construção da cartilagem através do movimento regular das articulações.

3 / Limitar alimentos inflamatórios

A produção de radicais livres acelera a redução e o endurecimento do colágeno que compõe a cartilagem. Portanto, é recomendável limitar o consumo de produtos doces e carnes muito cozidas (fonte de glicotoxinas). Em geral, recomendamos uma dieta alcalinizante com ênfase em vegetais, especialmente vegetais verdes.

É aconselhável reduzir:

  • a participação de proteínas animais (especialmente carnes vermelhas); em favor das proteínas vegetais: leguminosas, ervilhas, favas, tofu, nozes, etc.
  • cereais refinados, em favor de cereais semi-completos ou completos (de preferência orgânicos para evitar aditivos). Trata-se de pão, farinha, macarrão, …
  • glúten (variando o consumo de cereais e farinha: milho, espelta, centeio, quinua, etc.)
  • açúcar branco refinado. Cuidado com o açúcar escondido em produtos industriais (mesmo salgados)
  • lacticínios. Opte por queijo de cabra ou ovelha fresco.
  • gorduras saturadas ou cozidas, fontes de ignição (frituras, carnes frias, bolos, etc.).

4 / consumir alimentos antiinflamatórios

Para diminuir o mecanismo inflamatório, é fundamental fornecer ao organismo uma dieta rica em vitaminas, antioxidantes, flavonóides e ômega 3. Frutas e vegetais, ricos em antioxidantes e flavonóides são seus melhores aliados para combater a inflamação. Vamos pensar em particular no repolho, aipo, beterraba, vegetais de folhas verdes, brócolis, nozes, abacaxi, mirtilo, sem falar nas especiarias (açafrão, gengibre). Para abastecer-se de ômega 3, consumiremos regularmente: cavala, sardinha, óleo de colza, óleo de linhaça, sementes oleaginosas, algas, sementes de chia, …

5 / Confie em fitoterapia

  • Harpagophytum :
    raiz nativa de Botswana e Namíbia, harpagophytum demonstrou suas propriedades antiinflamatórias muito interessantes para aliviar a osteoartrite e reumatismo. No entanto, evite tomar esta erva se você tiver uma úlcera gástrica ou se estiver tomando medicamentos para pressão arterial ou problemas cardíacos.
  • Cúrcuma :
    especiaria indiana a partir da qual as raízes secas são usadas e reduzidas a pó. Seu principal ingrediente ativo: a curcumina, é um formidável antiinflamatório natural cujos efeitos foram demonstrados desde o início dos anos 1980.
  • Groselha preta :
    mais perto de casa, groselha preta, cujas folhas sempre foram usadas na medicina fitoterápica para aliviar a inflamação do reumatismo e da gota. Vários estudos científicos, no final dos anos 90, confirmaram as suas virtudes e permitiram o seu reconhecimento pela Escop (Cooperativa Científica Europeia de Fitoterapia).

 

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