Como agir em caso de intoxicação por drogas

Os medicamentos que temos em casa possuem algumas orientações de administração que devemos seguir para que sejam seguros e possam atuar de forma benéfica para o nosso organismo. No entanto, se as indicações não forem seguidas, a maioria dos medicamentos pode ser tóxica e ter consequências graves.

É muito importante manter todos os medicamentos fora do alcance das crianças, pois é o grupo que, sem conhecimento, pode abusar do consumo desses produtos. É de igual importância manter os medicamentos dentro de sua embalagem para saber sempre o horário de administração e levar a quantidade adequada ou verificar de vez em quando o prazo de validade dos medicamentos para poder descartá-los.

Veja também – Melhore o seu sono e o seu vigor com ashwagandha

Sinais de envenenamento por drogas

A manifestação da intoxicação por drogas dependerá principalmente da pessoa – criança ou adulto -, da quantidade de drogas que ingeriu – intoxicação leve, moderada ou grave – e do tempo decorrido desde então. Há sintomas que aparecem imediatamente e outros, depois de um tempo.

Ou seja, a manifestação dos sintomas será variável, mas podemos suspeitar que uma pessoa que não está se sentindo bem pode ter ingerido medicamentos de maneira inadequada e, como consequência, sofrer de intoxicação se algum dos seguintes sintomas estiver presente:

  • Tonturas, náuseas e vômitos
  • Dor de cabeça.
  • Palpitações, dor no peito, síncope ou alta frequência cardíaca.
  • Sonolência ou hiperatividade
  • Respiração alterada, sensação de sufocamento.
  • Perturbações visuais, alterações nas pupilas.
  • Diarréia, dor abdominal.
  • Sensação de confusão, perturbação da linguagem.
  • Boca seca, mau hálito.
  • Dificuldade para urinar ou incontinência.
  • Erupções cutâneas, vermelhidão labial ou inflamação.
  • Sangramento espontâneo

O que fazer com o envenenamento por drogas

Em caso de possível intoxicação por drogas, é muito importante manter a calma e agir o mais rápido possível.

A primeira medida é ligar para o telefone 91 562 04 20 do Instituto Nacional de Toxicologia e Ciências Forenses, é um telefone que atende em todo o território nacional e funciona 24 horas por dia. Um médico vai responder e explicar o que aconteceu e os sintomas que apresenta a pessoa suspeita de estar embriagada, determinando o medicamento que tomou. Eles indicarão os primeiros passos a seguir ou, se for o caso, a necessidade de ligar para o serviço de emergência (112) para receber atendimento médico o mais rápido possível.

Também é possível ir ao pronto-socorro de um centro de saúde, se for próximo ao local onde ocorreram os eventos. Desta forma, ele pode ser tratado imediatamente. Da mesma forma, você deve explicar o que aconteceu e trazer a droga com a qual você suspeita estar intoxicado.

O que não fazer sobre envenenamento por drogas

É muito comum que ao nos depararmos com um problema desse tipo procuremos resolvê-lo por conta própria, porém, o melhor é sempre buscar ajuda especializada. Embora o que nunca deva ser feito, se o profissional de saúde não o indicou, é:

  • Induzir vômito
  • Dê-lhe água, sucos, leite ou qualquer outro líquido para beber.
  • Dê a ele um pouco de comida para comer.
  • Administre outros medicamentos para reduzir os sintomas.
  • Dê a ele carvão ativado.

O mais importante é procurar a ajuda de um profissional de saúde o mais rápido possível.

Confira mais conteúdos em nosso site. Aproveite e compartilhe em suas redes sociais. Alguma sugestão no que podemos melhorar? Deixe nos comentários.

Faça o primeiro comentário a "Como agir em caso de intoxicação por drogas"

Comentar

O seu endereço de email não será publicado.


*